quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Identidade, Qual é a sua?


Crise de identidade é uma questão que sempre se manterá em alta quando o assunto for jovem e adolescente.




Qual é a sua tribo?

Você é skatista? Surfista? Curte rock in roll? É Emo? Nerd?

São várias as tribos existentes hoje no Brasil e no mundo, tribos as quais muitos jovens e adolescentes fazem parte, se envolvem para mostrar aos pais, professores, e quem mais quiser ver que elas possuem um estilo, uma opinião e até uma filosofia de vida.
Existem tribos para tudo que se imagina, desde aqueles que se relacionam por meio de um gênero musical, quadrinhos, esporte passando por aqueles que querem andar juntos por sua afinidade com carros e chegando aqueles que se reúnem por praticarem a mesma religião.
E mesmo sabendo que toda esta questão de tribo tem muito a acrescentar sobre a nossa conversa, e vai, o que realmente vale a pena pensarmos é que crise de identidade vai muito além do que apenas a velha pergunta: Qual é a sua tribo? Não estou falando também das questões sociológicas e psicológicas envolvidas neste tema e sim de algo realmente mais profundo.
Por este motivo quero lhe convidar a tirar a roupa do pré conceito e se ligar em cada palavra escrita, no significado de cada frase deste texto.
Não vamos aqui criticar seu estilo de se vestir, sua forma de agir ou falar, mas quem sabe lhe levar a ser um jovem de muito mais influencia dentro do contexto em que você está inserido.

Portanto, o que vamos dizer? Será que devemos continuar vivendo no pecado para que a graça de Deus aumente ainda mais?
É claro que não! Nós já morremos para o pecado; então como podemos continuar vivendo nele?
Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte.
Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova.
Pois, se fomos unidos com ele por uma morte igual à dele, assim também seremos unidos com ele por uma ressurreição igual à dele.
Pois sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim não sejamos mais escravos do pecado.

Rm 6: 1 a 6

A identidade mais importante na vida de uma pessoa é a sua identidade espiritual, em outras palavras, o que realmente determina quem você é não são suas roupas e nem as gírias que você usa, o que mais importa é se em tua vida existe a identidade de Cristo, se seu coração está diretamente ligado com o Criador dos céus e da terra.

Uma pessoa só é feliz quando ela faz aquilo que nasceu para fazer, e isto é algo muito importante na vida de qualquer jovem e adolescente, saber que toda está solidão, angustia e vazio é um sinal de que você não esta cumprindo o papel que você nasceu para cumprir e está ausência de um sentido levam muitos a se envolverem com certo grupo de pessoas ou tribos a fim de gerar, ou criar um sentido para sua vida.
Só que em muitos casos estes sentidos quando aparecem são passageiros e não suprem a o vazio interior.

O queremos transmitir a você jovem com tudo isso é que antes de você pertencer a alguma tribo ou grupo é necessário que você saiba que Deus planejou para você uma vida e te deu uma missão, missão esta que irá dar todo o sentido para sua existência.
O apostolo Paulo diz (texto acima) que devemos morrer para o pecado, para nós mesmos assim como Cristo morreu em nosso favor na cruz para que assim como Cristo ressuscitou, nós também venhamos a ressuscitar com ele e é exatamente nesta nova vida que descobrimos quem realmente somos, qual a nossa missão.

Depois deste novo nascimento com Cristo fica claro que nascemos para falar ao mundo a Seu respeito e levar a mensagem de Cruz a outros (MT 28:19), porque quando encontramos Jesus o sentido para nossa vida mostrar o caminho a outros fica menos complicado porque ninguém, nenhum jovem ou adolescente consegue transmitir a outros aquilo que ainda não possui, é por isso que existe a expressão “rebelde sem causa”, porque muitos jovens tem apenas o ímpeto e a vontade de fazer, mas não tem a sua identidade em Cristo, não possuem uma razão para sua existência e muito menos uma missão concreta a realizar.

Após seu novo nascimento com Cristo muita coisa vai mudar em sua vida e a Tribo a qual você faz parte não será mais a mesma porque ela será transformada através de seu testemunho, porque você pode até usar os mesmos estilos de roupas, escutarem o mesmo tipo de ritmo musical, mas as suas atitudes irão mostrar que sua identidade verdadeira não tem a ver com a tribo que costuma andar, mas sim com a morte e ressurreição de Jesus em seu favor, com o relacionamento que você mantém com Deus e com o caráter de Cristo impregnado em você.

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. (Jo 13:15)

Jesus Cristo era Justo (MT 3:15), estava sempre pronto para qualquer situação seja ela ensinar, curar e amar (MT 8:3), Ele tinha compaixão (Mc 1:41), Era servo (Mc 10:45ª), responsável (Mc 11:13), Compreensivo Lc 23: 33 e 34), obediente Jo 4:34, Jesus era humilde (Jo 7:16), trabalhador (Jo 5:17), Cristo tinha personalidade (Jo 8: 1 a 8), era cuidadoso (Jo 14: 2 e 3), motivador (Jo 14:12), perdoador (MT 13:31), sincero (MT 15: 21 a 28), Amoroso (Jo 14:13).

Claro que essas não são todas as características de Jesus, mas já nos mostram a respeito do seu caráter e de sua integridade. Citei estes exemplos para lhe mostrar como você deve guiar a sua vida a fim de dar um sentido para ela. Coloque em prática cada uma destas atitudes e muitas outras que voce descobrir através de seu tempo de intimidade com Ele.

Nós somos jovens, adolescentes e inevitavelmente muitos de vocês que estão lendo está matéria pertencem a algum grupo ou tribo, e quero lhe dizer que andar com Cristo, nascer de novo não significa que você deverá se trancar em mundo isolado, afinal somos sal da terra e luz do mundo (MT 5:13 e 14), e sim mudar o seu coração, claro que inevitavelmente você irá se afastar do pecado e muitas atitudes que você tinha antes não servirão mais pra você.

Saiba a partir de agora que sua identidade tem muito mais a ver com seu coração voltado pra Deus e o caráter de Cristo em você do que com a tribo a qual você pertence, portanto se te perguntarem qual é a sua Tribo sua resposta deve ser: “Eu sou da tribo de Cristo, o Leão da Tribo de Judá, aquele que me deu um sentido para vida e uma missão a cumprir”.
Seja uma agente de transformação e leva a galera que anda contigo a viver a mesma experiência com Cristo que você viveu.

Saiba que você é o meio que Deus vai usar para salvar uma geração de surfistas, skatistas, emos, roqueiros, pagodeiros, apaixonados por carros, e muitas outras Tribos para a glória de Deus.

Dica: Se você leu este texto e entende que sua vida está sem sentido e precisa dar uma direção a ela, entre em contato conosco ou procure a igreja evangélica mais próxima de você e converse com um líder ou Pastor para que ele te ajude nesta nova caminhada com cristo.

Escrito por:

Alex L. Carvalho
  logo 1 cópia.jpg      logo RY MUDANDO O MUNDO.jpg
11 9424 6777 / 11 5589 0001

Nenhum comentário:

Comente sobre o Blog aqui!