segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Atitude Radical X Vida Radical

Permanecer Firme...

Ser jovem e “crente” hoje, no mundo em que estamos não é uma tarefa fácil, são muitos convites tentadores, muitas baladas, muitos prazeres e uma infinidade de viagens que são oferecidos em praticamente todas as esquinas de todas as cidades em qualquer país deste continente ou de outro no globo terrestre.
Existe um cardápio mais recheado do que de qualquer restaurante chique espalhado pela mídia e propagado em rodas de escola a faculdade, chegando a grupo de amigos que levam muitos jovens a se deliciar com aquilo que o mundo tem a oferecer, inclusive com direito a sobremesa. (Gálatas 5 19 a 21).

Antes de surgir uma desculpa em sua mente, quero que saiba não é fácil, mas também não é difícil, muito menos impossível ser um jovem que ama a Deus e vive segundo seus princípios.

Talvez você se pergunte: “Porque é tão difícil acertar? Porque vivemos lutando contra a nossa vontade de experimentar aquilo que é errado? Porque o mundo é tão sedutor pra mim?”
Infelizmente alguns acabam não encontrando resposta para estas perguntas e acabam se deixando levar com aquele velho pensamento: Se não pode vencê-los, junte-se a eles, ou então acabando usando da filosofia propagada pelo enredo do samba “deixa a vida me leva, vida leva eu”.

Estas perguntas não são um privilegio apenas dos nossos dias, e muito menos da nossa geração apenas; o apostolo Paulo já lutava contra estas duvidas e contra estes desejos de conhecer o mundo, mas ele próprio declarou em romanos 8: 1 a 4 que é possível permanecer firme.
  
Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus.
 Pois a lei do Espírito de Deus, que nos trouxe vida por estarmos unidos com Cristo Jesus, livrou você da lei do pecado e da morte.
Deus fez o que a lei não pôde fazer porque a natureza humana era fraca. Deus condenou o pecado na natureza humana, enviando o seu próprio Filho, que veio na forma da nossa natureza pecaminosa a fim de acabar com o pecado.
Deus fez isso para que as ordens justas da lei pudessem ser completamente cumpridas por nós, que vivemos de acordo com o Espírito de Deus e não de acordo com a natureza humana.

Olhando todo este contexto de matar a carne e viver para Deus, através de Cristo, tenho a plena convicção de que seguir a Jesus é algo totalmente radical e inacreditavelmente alucinante. Isso requer de nós entrega de prazeres passageiros, para uma vida de oração e pratica de princípios que vão contra as regras ditadas pela sociedade, pela mídia, como divórcio, traição, drogas, prostituição, rebeldia entre outras tantas.

Nós Jovens precisamos compreender que existe em nós uma necessidade de sermos radicais, esta é uma característica nossa, nós não queremos ser convencionais, queremos mostrar que podemos fazer coisas maiores, queremos mostrar que a vida pode ser mais feliz e mais radical; temos dentro de nós algo que nos motiva a sair do comum, precisamos apenas corrigir o foco, por isso coloco aceitar a Jesus como o maior até radical de todos, maior que “dropar” uma onda gigante, ou descer uma ladeira dentro de um carinho de supermercado, maior ainda do que viajar no efeito de uma droga, ou ser o cara que fica com o maior numero de meninas ou vice versa.

Muitos jovens já tomaram esta decisão de aceitar a Cristo e outros ainda acham que isso é caretice. A verdade é aqueles que aceitaram precisam compreender que Deus espera muito mais de nós do que uma simples atitude radical, ele espera uma vida radical.

Quando penso a respeito de radicalidade gosto de pensar na primeira história do surfe que está lá em Mateus 14...

  E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão.
E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já à tarde, estava ali só.
E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;
Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.
E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.
Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.
E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, me salva!
E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
E, quando subiram para o barco, acalmou o vento.

Quando lemos está história podemos pensar que o máximo da radicalidade está no fato de Jesus andar sob a água, ou então pelo fato de Pedro ser corajoso o suficiente para sair do barco em meio aquelas ondas para ir ao encontro de Jesus, que aqui representa a minha vida e sua vida, quando deixamos para traz a segurança do barco e muitas vezes os amigos e aceitamos o convite de Cristo para irmos ao seu encontro.
Porém quero que você pense em quantos amigos ou amigas suas já não tiveram esta atitude e hoje assim como Pedro começaram a afundar e não conseguiram permanecer firme nos caminhos de Deus?

Permanecer em Deus é viver uma vida Radical.

Aceitar a Jesus revela uma atitude radical (não que ela não seja importante e se você ainda não o fez, acelere e faça o quanto antes), mas adoração, santidade, matar a carne, resistir aos cardápios do mundo são atitudes de uma vida Radical e é exatamente isto que Cristo espera de nós.

Muitos jovens têm atitudes radicais diante de Deus, mas não conseguem viver uma vida radical diante Dele. Não podemos mais arrumar desculpas para nos entregarmos com tudo á Cristo, como Paulo nos garante que através de Cristo estamos mortos para o pecado, devemos tomar posição e deixarmos de ter “espamos de santidade” e começarmos a ser jovens compromissados com a santidade em todo o tempo para que não venhamos a afundar.

E, quando subiram para o barco, acalmou o vento Mt 14:32

Este versículo me fez pensar em algo que já mais me esquecerei: “Mais radical do andar sobre as águas até o encontro de Jesus é voltar para o Barco andando sobre as águas de mãos com Ele.”

Quero convidar você a colocar em prática este principio tão importante na vida de qualquer Cristão: o permanecer, não vamos nos deixar contaminar, não vamos ser uma geração que abandona facilmente a Deus, precisamos ser radicais e estar em constante evolução.

Jesus permaneceu firme, ele foi radical quando no Getsemani não desistiu, mais permaneceu fiel e por isto eu estou aqui escrevendo este texto e você o lendo, permanecer significa deixar sua história escrita no mapa, permanecer firme sendo radical com Cristo significa ser um vencedor mesmo quando tudo diz que será impossível.

Não perca sua história vivendo uma falsa vida de radicalidade; drogas, sexo e rock’n roll é a filosofia de vida mais fácil de se colocar em prática, mostre que você pode fazer mais do que se drogar e ou dormir com vários ou vários, correndo o risco de adquirir uma doença incurável, mostre que você é radical ao ponto de permanecer firme aos pés de Cristo.



Escrito por:

Alex L. Carvalho
Líder da Renovada Young a Rede de Jovens da Igreja Metodista Renovada
logo 1 cópia.jpg logo RY MUDANDO O MUNDO.jpg
twitter.pngfacebook.png


Nenhum comentário:

Comente sobre o Blog aqui!